24.1.09

minúsculas

comumente sou indagada pela ausência de letras maiúsculas nos meus textos, crônicas, contos, divagações... não as uso, simplesmente. não tenho nada contra as maiúsculas, acho que elas têm necessidade de existirem, mas não como todos usam. 

quando alfabetizanda, a tia regina me falou que as maiúsculas serviam para nomes próprios e começo de períodos. muito bem, pensei eu, letras para diferenciar nomes estranhos de palavras normais. quando aprendiz eterna de inglês fui ensinada que além de nomes próprios letras maiúsculas viriam em todos os dias da semana, meses, viria também na palavra "eu" e em nacionalidades e línguas. achei idiota. quando instrutora de inglês ensinei que letras maiúsculas deveriam ser empregadas nos casos descritos acima. e continuei achando idiota. quando indagada por meus pupilos pela necessidade do emprego da maiúscula expliquei que era por frescura dos ingleses. povo fresco. 

em todos esses casos eu considero as maiúsculas dispensáveis. não me importo com quem as usa, mas eu não o faria o. uma porque eu teria que usar mais dedos ao escrever pela necessidade de apertar o shift para fazer uma letra maiúscula. e pra quem digita muito como eu e tem problemas de tendinite, quanto menos esforço melhor. pronto. aboli as maiúsculas dos programas de troca de mensagens, isso na época do icq ainda. daí para ser abolida nos e-mails foi um pulo. quando blogs deram um boom no brasil, lá para o fim de 2002 começo de 2003, eu já não usava maiúsculas. 

não gosto de ter que apertar o shift toda hora, e sou uma pessoa que escreve muitos períodos, muitas vezes prefiro um ponto final à uma vírgula. por isso que a única ocasião que eu uso letras maiúsculas no começo de palavras é quando tenho a necessidade irrefutável de ser formal (o que geralmente tento evitar). 

apesar de não ser uma fã enorme dessas vertentes das letras minúsculas, acho importante que elas existam. utilizo maiúsculas com certa frequência para aumentar a intensidade de alguma palavra, para demonstrar irritação, surpresa e afins quando é necessário que me expresse por meio de palavras escritas. nessa parte as maiúsculas são BEM importantes. 

ao escrever essa crônica me indaguei se quando o livro que escreverei estiver por vir o publicarei com maiúsculas ou minúsculas. não me decidi ainda. existe um grande preconceito à falta de letras capitais, quando estiver para ser publicado me preocuparei com isso. 

no mais, vamos abolir as maiúsculas do começo de períodos e de nomes próprios e de siglas e de dias da semana e de meses e da palavra eu e de nacionalidades e de línguas. 

é mais legal escrever só com minúsculas.

Um comentário:

Layana Lossë disse...

qdo vc for publicar seu livro, acho legal escrever só com minúsculas. e começar com essa crônica :P