27.1.09

fim

tudo termina. absolutamente tudo. comida, ar, água, inteligência, relacionamentos, vida, cigarros, bebidas... tudo. e o fim é mais importante que o começo, para todas as coisas.

o fim significa o término de determinada ação ou período e o começo de outro. você já se indagou do que seria da vida se ela não tivesse fim? já parou pra pensar como o mundo seria se nada terminasse? ninguém valorizaria nada, o fim dá valor às coisas. você só dá valor à vida porque sabe que um dia ela vai acabar, se não, você faria realmente tudo que você quer fazer sem maiores problemas, afinal, não terminaria de forma alguma mesmo. e aquela sua música preferida? aquela mesmo que você já desejou que ela nunca terminasse. se ela não terminasse nunca você a odiaria. fins são necessários.

e aquelas situações em que o fim não está explicito ou que não se sabe se o fim chegou? você se sente à vontade? você consegue viver sem saber se terminou ou não? é mais fácil quando termina. mais fácil para seguir em frente, mais fácil para conseguir outra coisa, mais fácil para tudo.

há de se concordar que existem fins e fins. fins que são bons, fins que são ruins, fins que não tem relevância alguma... fins ruins são irritantes e problemáticos. mas se alguma situação o levou para um fim ruim, isso quer dizer que ou você gostava muito do que acabou ou era algo que lhe ferrou de tal forma que você ficou ainda mais ferrado. mesmo nessas situações o fim é bem vindo, para pelo menos uma das partes envolvidas.

o fim é a única coisa certa da vida. não só o fim da vida, mas o fim como um todo. absolutamente tudo que você começar, um dia vai terminar. seja por vontade sua, vontade dos outros ou vontade da sua vida terminar por si própria.

o fim geralmente é mal compreendido, tido como algo ruim. mas quase ninguém realmente presta atenção na sua necessidade. imagina todas as coisas do mundo sem um fim? não haveria como viver assim. se o fim é algo tão presente na vida, por que ainda há problemas com ele? já foi provado que ele é absolutamente necessário, qual o problema em se lidar com ele?

qual o problema em se lidar com uma vida que acaba? qual o problema em se lidar com uma situação que se acaba e outra começa? quando se aprende a lidar com o fim a vida fica mais fácil. é necessário para que se consiga viver de forma mais confortável.

o fim é seu amigo, não o repudie.

2 comentários:

aline disse...

não gosto quando as coisas acabam.
finais de namoro. como doem... mas nada que outro namoro pra curar aquele tão assim, terminado...
odeio terminar namoro. acho que deveria já ter casado e sido feliz para sempre. separação é sempre tão complicado pra mim.
lembro quando a minha avó morreu, eu não podia acreditar, sabe? como ela tinha morrido...? logo ela, um pedaço tão grande de mim...
o fim pode ser meu amigo, mas que ele me tortura, me desola e me deixa no chão... pode ter certeza.
até fim de xampu que angustia.
fim de novela.
e o fim da minha banda preferida? caralho! eu chorei.



tenho histórias.
e te conto assim que elas forem surgindo.
gosto do que escreve.

aline disse...

vou te adicionar, mas se por algum acaso corriqueiro da minha vida... eu me esquecer: star_aline@hotmail.com

tenho problemas graves de memória.

e lá, na minha vida, ainda não teve um fim.
sabe o tipo de coisa... que você simplesmente não pode e nem quer acabar? então...


obrigada pelo denso, sinto como elogio.
:D